Destaques

07/07/2018 07:38  Folha de Rondônia News - Roberto Gutierrez

Primeira cirurgia do coração realizada em Ji-Paraná é um sucesso

A primeira cirurgia de coração realizada no interior de Rondônia aconteceu nesta sexta-feira (06) em Ji-Paraná, durou cinco horas e meia, a paciente saiu da sala conversando, recebeu visita da família e poderá voltar às atividades normais dentro de 60 dias.

A cirurgia teve início às 7 horas de hoje (06/07) no Hospital Cândido Rondon (HCR). A personagem desse acontecimento histórico para a medicina do interior de Rondônia é a paciente Lucimara de Oliveira, de 34 anos de idade – uma agricultora de Nova Brasilândia do Oeste/RO. Ela recebeu uma nova válvula mitral: uma das quatros válvulas do coração responsáveis pelo bom funcionamento.   

A equipe médica contou com os cirurgiões cardíacos doutores Francisco Siosney e Daniel Trompieri.O anestesista foi o doutor Thiago Serra; o perfusionista foi a biomédica Michelle Moreira e, a instrumentadora, a enfermeira Laura Cristina. Daniel Trompieri é de Fortaleza/CE. 

Banner unicesumar

No momento em que a bomba extracorpórea começou a funcionar, o coração da paciente ficou parado por pelo menos uma hora e meia para que fosse trocada a válvula mitral. 

Ainda, segundo cirurgião cardíaco Francisco Siosney,  a paciente reagiu muito bem; saiu da sala respirando sem ajuda de aparelhos e conversando. O pós-operatório de Lucimara será dois dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI); a partir daí, ela ficará quatro dias em um apartamento do hospital para depois receber alta. Em dois meses a agricultora de Nova Brasilândia do Oeste poderá voltar aos afazeres de uma vida normal. 

Um fato que chama a atenção é que nem a equipe médica, nem os fornecedores de materiais e o próprio hospital HCR não cobraram nada pelo procedimento que custaria pelo menos R$ 80 mil. 

Além da equipe médica que realizou a cirurgia, pelo menos 13 profissionais acompanharam entre médicos e enfermeiros permaneceram na sala de operação.

 


WWW.RONDONIATUAL.COM: Este site acompanha diversos editoriais. Todos as notícias veículadas aqui são tratatas como simples suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Não nos responsabilizamos por quaisquer comentários de nosso internautas.

Retirar notícia: Entre em contato, enviando-nos o link da matéria.

CONTATO: contato@rondoniatual.com

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo